Decoração de casamentos Simples

O casamento é uma data muito importante e significativa para as mulheres e tudo precisa estar perfeito e ser memorável. Um fator muito importante para que a festa seja inesquecível é uma decoração recheada de detalhes.
Planejar um casamento é uma tarefa que exige tempo e dedicação, afinal são muitas coisas que precisam ser resolvidas e a decoração pode ser uma das etapas mais complicadas desse planejamento, pois são vários ambientes que precisam ser decorados: a entrada da cerimônia, o altar, as mesas e todos os ambientes da festa.
Além disso, muitas vezes a decoração ocupa grande parte do orçamento exatamente por ser um fator importante da cerimônia e ao mesmo tempo complexo, devido a quantidade de coisas a serem decoradas.
Apesar disso tudo, é possível decorar um casamento de forma simples, gastando menos e deixando o seu toque pessoal ao ambiente. Confira as dicas do cerimonialista e decorador do Espaço Golden Palace, Daniel Claret, e diferentes ideias para elaborar uma decoração simples e bonita para o seu casamento.

Decoração da cerimônia

Antes das dicas referentes a cada espaço a ser decorado durante a cerimônia é preciso lembrar que não é necessário investir em inúmeros elementos decorativos para criar uma decoração bonita e elegante e que, às vezes, “menos é mais”. Tudo depende do seu gosto pessoal e de como você idealizou seu casamento.
“A ambientação dos espaços deve transmitir a personalidade / tema do evento e ao mesmo tempo delimitar cada espaço escolhido para tal celebração. Um projeto bem elaborado deve assegurar que cada festa seja única, personalizada e que cada detalhe consiga surpreender cada um de seus convidados.”, explica Daniel.

Como decorar a entrada da cerimônia

Foto: Reprodução /  Lápis de noiva
Foto: Reprodução / Lápis de noiva
Independente do local onde irá ocorrer a cerimônia do seu casamento (num campo, na igreja, num salão), a decoração da entrada por onde irão passar os convidados, padrinhos e os noivos é muito importante, pois é um elemento que todos, em algum momento, irão voltar os olhos. “Paisagismos e arranjos florais sempre são as melhores e mais eficazes alternativas.”, afirma o especialista.
Se tratando de um casamento na igreja, a dica para uma decoração simples é investir em um tapete para o corredor central e em vasos de flores que podem ser posicionados na lateral do corredor ou buquês presos aos bancos com fita
casamento-simples-1No campo ou ao ar livre, é possível utilizar a grama (ou qualquer que seja a composição do chão) como tapete “natural” e apenas decorar o espaço com o caminho de flores na lateral do corredor e cadeiras bonitas.
Para economizar, procure um local que seja bonito mesmo sem decoração, aconchegante, que comporte todos os seus convidados e tenha uma boa iluminação (natural ou artificial). Esses detalhes facilitam a criação de um ambiente bem decorado com poucos elementos.
Outra ideia para gastar menos é investir em flores baratas e leves, como a Gipsófila, mais conhecida como mosquitinho. Ou ainda, utilizar vasos recicláveis, como os feitos de garrafas e potes de vidros. Decorações rústicas ou retrô concedem ao ambiente um ar acolhedor e por isso são ótimas opções.

Como decorar o altar

Foto: Reprodução / Two bright lights
Foto: Reprodução / Two bright lights
Um outro local que também detém os olhares dos convidados é o altar. Segundo Daniel Claret, arranjos florais imponentes e de flores claras são sempre a escolha sem margem de erro.
Em casamentos em igrejas, a decoração deste espaço normalmente limita-se a colocar dois vasos (um em cada lado do altar) seguindo a mesma linha daqueles colocados no corredor, mas que fiquem mais altos ou tenham uma quantidade maior de flores.
No caso de casamentos ao ar livre ou em salões, uma boa ideia é investir em arcos com flores, cortinas de seda ou até mesmo cortinas artesanais feitas de papel ou fita para um ambiente mais descontraído.

Decoração da festa

A decoração da festa envolve a organização e os enfeites das mesas, o hall de entrada e todo e qualquer ambiente que os noivos desejarem criar (local para fotos, pista de dança e outros).
“O maior investimento de decoração deve ser feito na parte da festa onde o anfitrião quer o maior destaque ou na parte onde os convidados passarão a maior parte do tempo.”, orienta o decorador.
Novamente, o primeiro ponto para economizar na decoração dos ambientes da festa é escolher um local que seja naturalmente bonito. Além disso, é preciso lembrar que o mais importante é confiar no seu gosto e deixar tudo conforme você imaginou.

Mesa dos convidados

Foto: Reprodução / Berries and Love
Foto: Reprodução / Berries and Love
A decoração da mesa deve ser pensada com cuidado, de modo que não cause incômodo ou ainda atrapalhe o contato visual entre os convidados, ou seja, não deve ser grande ou muito frágil.
Para não errar, invista em enfeites menores e delicados. Os tradicionais vasos de vidro com flores, podem ser substituídos por vasos de madeira, acrílico, plástico ou de objetos reutilizados (garrafas e potes de vidro), procurando ocupar apenas o centro da mesa e não passar da altura do queixo dos convidados (para não ocupar muito espaço nem evitar que as pessoas sentadas em lugares opostos na mesa se vejam).
No caso de mesas grandes, para a decoração não ficar vazia, é possível adicionar guardanapos mais elaborados, que sigam a linha decorativa e os tons do resto da decoração e também completem a decoração da mesa de forma harmônica.
Uma outra alternativa é decorar com plaquinhas que contenham o nome dos noivos, algum agradecimento aos convidados ou ainda alguma informação útil sobre a festa (cardápio, hashtag para as redes sociais). Podem ser feitas de papel e acompanhadas com uma única flor, só é preciso pensar no conteúdo e na aparência da plaquinha.

Mesa dos noivos

Foto: Reprodução / United with love
Foto: Reprodução / United with love
A mesa dos noivos é uma tradição que ainda pode ser vista em alguns casamentos. Para decorá-la de forma simples e elegante vale apostar em enfeites na cadeira, com flores ou plaquinhas (recém-casados, par perfeito e sempre juntos são frases recorrentes). Ou ainda investir em assentos diferentes dos convidados (sofás, mesa para dois).

Mesa de doces e de bolo

Foto: Reprodução / Eylander Photography
Foto: Reprodução / Eylander Photography
A decoração da mesa de doces ou qualquer outra mesa que contenha alimentos é bastante importante e algo que realmente vale investir. A comida é parte essencial de qualquer festa, então utilizar a mesa de doces, petiscos ou do jantar como decoração é unir o útil ao agradável.
Para isso, não é preciso muito: procure posicionar o bolo no centro da mesa e criar uma simetria. Organize a mesa com cuidado e atenção para que todos os alimentos estejam acessíveis e a mesa não fique nem vazia e nem cheia demais. Invista em doces que sejam ao mesmo tempo bonitos e gostosos, assim os convidados são conquistados pelo visual e pelo sabor.
Também é possível adicionar enfeites decorativos entre os quitutes (repetir os enfeites das mesas), sempre com cuidado para que estes não atrapalhem o acesso às guloseimas. Outro ponto que faz a diferença é lembrar de seguir a linha decorativa de todo o casamento, incluindo estilos (rústico, clássico, clean) e cores.

Hall de entrada

Foto: Reprodução / Berries and Love
Foto: Reprodução / Berries and Love
Festas de casamento realizadas em salões fechados, normalmente, possuem um hall de entrada. Ele serve para receber os convidados na chegada da festa e, conforme o andamento da comemoração, se torna um espaço além das mesas para se sentar, conversar e encontrar outros convidados. Esse ambiente também pode ser facilmente reproduzido em casamentos ao ar livre.
Seja em casamentos internos ou externos, a decoração do hall de entrada pode conter fotos do casal, espaço para recados (dos convidados para os noivos), peças decorativas para preencher o espaço (cadeiras, pufs, mesas de centro) e plaquinhas de sinalização ou com alguma mensagem aos convidados (agradecimentos, frases inspiradoras, informações sobre a festa). “Uma boa mesa com arranjo floral e lembranças e/ou bem casados são sempre um sucesso”, sugere Daniel.

Local para fotos

Foto: Reprodução / Green wedding shoes
Foto: Reprodução / Green wedding shoes
O plano de fundo de qualquer foto é algo que faz diferença no resultado final da mesma, por isso é interessante produzir um local específico para fotografias. Normalmente o espaço para fotos fica junto ou próximo ao hall de entrada.
Deve ser bem iluminado e ter um fundo definido por alguma cortina ou papel de parede (a cor e o estilo do fundo deve ser escolhido conforme a linha decorativa da cerimônia). Uma dica para inovar e deixar suas fotos mais divertidas é investir em plaquinhas, acessórios e fundos com textura ou locais externos.

Detalhes que fazem a diferença

Foto: Reprodução /  Inspire blog
Foto: Reprodução / Inspire blog
A decoração é responsável por preencher o ambiente e por isso é possível ir muito além dos lugares tradicionais que devem ser decorados, o que, algumas vezes, pode fazer diferença.
Para o decorador e cerimonialista, Daniel Claret, a principal importância dela é fazer com que seus convidados se sintam confortáveis, acolhidos e a vontade para junto com os anfitriões celebrarem a data em questão e para isso é possível pensar em decorações inovadoras que transmitam o desejo dos anfitriões.
“De grandes estruturas a pequenos detalhes, todos devem surpreender e conter características que façam os convidados identificar a história dos anfitriões.”, diz.
Um lugar para deixar recados endereçados aos noivos, um varal com fotos do casal e da sua história, mimos e lembrancinhas para os convidados, plaquinhas de sinalização, decorações na mesa do cerimonialista, arroz colorido e um ambientes para crianças (jogos, folhas e lápis de cor) são apenas algumas ideias simples, mas que podem deixar seu casamento mais elaborado sem muito esforço.

Dicas valiosas de decoração

Mais algumas sugestões importantes que você pode seguir quanto à decoração simples e bonita para o seu casamento:
Capriche nos detalhes: muitas vezes uma ideia simples e pequena pode ser a responsável por tornar seu casamento para seus convidados. Por isso, é bastante importante investir nos detalhes. Lembrancinhas e convites criativos, mimos como o kit toalete, plaquinhas divertidas para as fotos. Ou seja, coisas que podem ser feitas em casa e/ou sem muito gasto, mas que fazem toda a diferença.
Lembre-se que tudo pode virar decoração: a ideia é aproveitar tudo que é essencial na festa (comida por exemplo) em decoração. E além disso, reaproveitar materiais para criar novas peças decorativas (decorar com móveis de casa, transformar garrafas, potes e regadores em vasos, criar uma entrada com portas usadas). Basta soltar a criatividade e cuidar para não exagerar na quantidade de elementos.
Faça você mesma: Com a nova onda dos mini-weddings (casamentos menores), a opção de criar a decoração do seu casamento em casa e do seu jeito tem sido bastante usada. É possível produzir peças simples, bonitas e personalizadas para você.
Considere o fator utilidade: uma peça decorativa bonita já é uma boa opção, mas uma peça que além de bonita é útil, é melhor ainda. A utilidade dos itens decorativos torna tudo mais encantador para os convidados, por isso considerar esse fator e investir em ideias desse tipo é uma forma de agradar seus convidados e fazer com que as peças sejam mais do que meramente decorativas. Decorações comestíveis, kits toalete (contendo remédios, amarradores de cabelo, entre outras coisas) e outros mimos.
Defina uma linha decorativa: definir um estilo de decoração a ser seguido é essencial para manter um padrão, facilitar a escolha das peças e das cores e deixar tudo mais bonito visualmente.
“Para definir uma linha decorativa devem ser considerados os seguintes itens: horários da celebração; estação do ano; perfil dos anfitriões e convidados; tipo de festa que os anfitriões desejam e sobre tudo a preocupação com realização de cada desejo dos noivos.”, explica Daniel. Seja clássico, romântico, rústico, vintage ou clean, o importante é tudo estar em harmonia e combinar com o estilo do casal.
Deixe tudo com a sua cara: falando em estilo do casal, é preciso ter em mente que o casamento trata-se de uma data especial para os noivos e portanto tudo deve ser pensado com base nos gostos e desejos deles. O mais importante é que você esteja satisfeita com o seu casamento e que a decoração transmita a personalidade dos noivos, para que a cerimônia seja inesquecível, principalmente, para o casal.

Ideias, fotos e inspirações

Confira uma seleção de imagens de casamentos com decorações simples, elegantes e encantadoras e inspire-se para decorar o seu.


Fonte: http://www.dicasdemulher.com.br/decoracao-de-casamento-simples/
Decoração de casamentos Simples Decoração de casamentos Simples Reviewed by admin on 12:52 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.