terça-feira, 7 de abril de 2009

Ritual anti-stress

Na hora de dizer o ‘sim’, a noiva deve estar linda e maravilhosa... Cheirosa, com a pele viçosa, cabelos brilhosos e um belo sorriso no rosto! Mas nem sempre é fácil se manter assim com o stress dos preparativos. A personal training Renata Barros, da consultoria Fitnoivas, resolveu ajudar nessa árdua tarefa de se cuidar para o enlace e elaborou quatro dicas para ficar bem zen até o caminho do altar. Confira e esteja deslumbrante!

Tratamentos simples para combater a TPN (Tensão Pré-Nupcial):

1) Aprenda a relaxar e respirar corretamente, para aliviar os sintomas da ansiedade. Ouvir música juntamente com essas duas técnicas também é aconselhável. Por meio de relaxamento e respiração, é possível adquirir um bom trabalho de consciência corporal, o que leva a noiva a conhecer melhor o funcionamento do seu corpo e, consequentemente, ter maior controle sobre a tensão. Exemplo: Yoga.

2) Hoje em dia, o exercício físico pode ser considerado um método terapêutico, capaz até de complementar tratamentos de muitas doenças. A atividade física tem muita influência na "proteção" contra os efeitos prejudiciais do stress na saúde e, por isso, é bastante indicada para as candidatas ao altar. O exercício mais adequado para esse publico é o aeróbio - caminhar, pedalar, correr -, mas sempre sob liberação médica.

3) A alimentação está intimamente ligada à ansiedade e ao stress, e já existem alimentos que podem reduzir esses dois fatores. Para combater o stress, são indicados: chá verde, suco de uva integral, frutas vermelhas, abacate, oleaginosas, peixes, vegetais folhosos escuros e soja. Já contra a ansiedade, além dos alimentos citados acima, podemos contar com a ajuda de: salmão, sardinha, ovo, arroz integral, feijão, lentilha, alface, espinafre, azeite extra-virgem, linhaça, aveia, maçã, laranja, maracujá, banana, leite desnatado e derivados magros. Chás como camomila, capim limão e erva cidreira também são muito bons. Deve-se evitar nesses dois casos alimentos estimulantes como cafeína.

4) Por último, e não menos importante, dormir oito horas por dia também é ideal contra a ansiedade e a tensão. Tenha uma alimentação equilibrada, faça exercícios regularmente e, consequentemente, melhore a qualidade do seu sono.

As dicas são infalíveis! Anote e relaxe no grande dia!

Fotos: reprodução

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